A Estrela Oculta do Sertão

A ESTRELA OCULTA DO SERTÃO


É um documentário de 2005, dirigido pela fotógrafa Elaine Eiger e pela jornalista Luize Valente. O tema central é a prática judaica mantida por algumas famílias do sertão nordestino, juntamente com a busca de sua identidade religiosa por vários marranos a partir do momento que tomam consciência de sua condição.

O documentário conta com consultoria e depoimentos da historiadora da USP Anita Novinsky, uma das maiores autoridades em inquisição no Brasil, o genealogista Paulo Valadares, e o antropólogo do Collège de France, Nathan Wachtel.



Se estamos infringindo algum direito autoral, por favor nos comunique para que possamos retirá-lo ou dar os devidos créditos a quem de de direito. Nosso objetivo é somente a divulgação da questão anussim.
Ricardo Torres de Oliveira (B'nei anussim) - pedalegal@gmail.com

3 comentários:

  1. Fiquei muito emocionado com este documentário em razão de pertencer a uma família que também é Anussim; me chamo Carlos Eduardo de Jesus Lucena, sou filho de Walter Pereira de Lucena, neto de Viriato Anselmo Pereira de Lucena e bisneto de Anselmo Pereira de Lucena; congrego em uma Sinagoga no município de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro mas infelizmente não sei muito sobre a minha família; o que sei é apenas que no ano 70 D.C. após a destruição do Templo pelas tropas do General romano Tito, os judeus que conseguiram fuigir foram para a penísula Ibérica mais especificamente na região Norte da Espanha na pequena cidade de Lucena; com a maldita inquisição, os meus irmãos foram para Portugal mas a inquisição para lá se dirigiu e os meu irmãos novamente se viram em apuros e vieram para a colônia chamada Brasil, mais precisamente em Recife onde foi fundada a primeira Sinagoga;peço, por favor a ajuda de voces no sentido de saber mais sobre os Lucena para que eu possa, dependendo daquilo que for descoberto, participar dos movimentos de Alyiah para a minha terra que é ISRAEL; quero viver e morrer lá; amo aquele lugar, sofro por aquele lugar e,se pudesse, morreria por aquele lugar; é um fogo que me consome e que ao mesmo tempo me mantém vivo e com esperança de, antes da minha partida, eu possa andar por aqueles campos, comer dos seus frutos e ser recolhido aos meus pais com o Testemunho da Torá e de Yeshua HaMaschiach. meu E:mail é eduardosefaradita1224@gmail.com Shalom e Chag Chanuká Sameach!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varão Valoroso
      Lendo Seu Comentário
      Aqui Estou Contigo
      Para Deixar Meu Alô
      Seja Teus Sonho Realizado
      Assim Deixo Meu Expressar
      Nesta Oportunidade Digo-lhe
      Eu Pesquisando Pude Encontrar
      Qual Primeiro Lucena
      Que Venho Pro Brasil
      Vasco Fernandes Lucena
      Saiba Também Tenho Interesse
      Para Conhecer Minha Origem
      Assim Deixando Vou Contigo
      Shalom Pra Ti !!! !!!

      Excluir

Todo comentário será previamente avaliado antes do mesmo ser publicado.
Favor assinar com o seu endereço de email.
Obrigado.