Anita Novinsky "A Inquisição no Brasil"

A mais importante pista para identificar um marrano está justamente nos arquivos da Inquisição. Aproximadamente 40 mil julgamentos resistiram ao tempo, 95% deles referentes a crimes. 

7 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre as origens de sobrenomes como Moreno, Bezerril e Fialho; este último, herdei da minha bisavó portuguesa. Desconfio que sejam judeus sefarditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta que dei abaixo a Jandacy, para você é o mesmo caminho.

      Excluir
  2. Ola!... Eu sou decendente de português por parte do meu avô pai da minha mãe. E sou um almeida. Sobrenome de família. Pelo qual recentemente li que citam meu sobrenome na lista de judeu jaradita. E que durante a Inquisição judeus perseguidos usaram o nome almeida para disfarçar. Bem li muito sobre a origem do nome almeida e origem judaica. E eu queria conhecer mais sobre judaísmo. Sobre minha história. E cidadania. Mais isso tudo demonstra minha raízes. Ou precisa dna para certificar minha origem
    Queria conhecer outros iguais a mim. Meu nome Daniela email: aleinad.amarante@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Jandacy, o caminho é bem longo e complicado. Você deve começar procurando as certidões de casamento de seus avós e bisa .
      O local para procura são as igrejas onde foram realizados os casamentos, pois não existia cartório, sendo assim a documentação fica preservada na paróquia. Recomendo também o teste de DNA, procure o FTDNA.

      Excluir
  3. Olá meu nome é André penso que se na época tivessem respeitado a religião e a comunidade judaica que vieram para o Brasil na época como o antigo império Otomano hoje a prospera e desenvolvida Turquia hoje acredito o brazil seria um país muito melhor Nao sou judeu mas acredito que tenho uma raiz através de espanhóis e portugueses amo o povo judeu sua estória religião cultura coragem inteligência e simplicidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom André, na verdade o judaísmo depois da gerush Sefaradi em 1492 estava sendo duramente perseguido pelo cristianismo, isso remonta a história de Jacó e seu irmão Essav (Esaú), cujo objetivo de Essav sempre foi matar Jacó.
      Pelos "desdobramentos genealógicos, de Essav passa pelos Edomitas que resultou o que conhecemos como cristianismo, que sempre teve a pretensão de tomar o lugar de Jacó (que teve seu nome trocado para Israel).
      A inquisição é uma continuidade da vontade de Essav de se colocar no lugar de Jacó, contrariando a benção que Jacó recebeu do seu pai Isaqu. Esse é o princípio do antissemitismo que deu origem a inquisição e foi combustível de sobra para o holocausto. Portanto seria muito difícil o Brasil sendo uma colonia portuguesa escapar da inquisição e ter liberdade de por em prática o judaísmo aqui.

      Excluir

Todo comentário será previamente avaliado antes do mesmo ser publicado.
Favor assinar com o seu endereço de email.
Obrigado.