VI Encontro Brasileiro de Estudos Judaicos

VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS JUDAICOS

Judaísmo: Fronteiras Culturais em Movimento

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
4 a 7 de dezembro de 2012
VI Encontro Brasileiro de Estudos Judaicos


Foram apresentados trabalhos de suma importância sobre o Judaísmo. No 1 momento  - dia 6 de dezembro, ouvimos questões sobre as Raízes Judaicas no Brasil Colonial: os cristãos-novos e os "retornados". Destaque para o pesquisador Creso Nuno M. de Brito / UFRPE, que comprova o crescimento dos Anussim, na busca e identificação com suas raízes judaicas. Temos como fonte bibliográfica Os Marranos Brasileiros; Jerusalém Colonial (Ronaldo Vainfas)
 e A Fé na Lembrança (Nathan Wachtel).
No 2 momento, os pesquisadores nos envolveram com a beleza do relato, fruto de suas pesquisas. Rafaela Barkay / USP - De quem é a memória? O relato da trajetória de uma família iugoslava. Uma senhora escreve, com detalhes, a fuga de sua família durante o Holocausto. Esplêndido!
E Any Ostrovsky Dana / ARI - Por detrás do livro: construção da defesa semita na Capital da República (1927-1937). Numa de suas viagens, Any conheceu uma senhora, que afirmava ter lido os escritos de seu pai e que mais tarde tornou-se um livro. Mas onde encontrá-lo, se ele veio para o Brasil, essa terra tão distante? E Any o encontrou. Bom prá nos também.
No 3 momento, tivemos o privilégio de assistir ao filme "O coração corajoso de Irena Sendler". Produção americana-polonesa de 2010, baseada na vida de Irena Sendler que salvou 2500 crianças do gueto de Varsóvia. IMPERDÍVEL! 
O filme foi assistido por poucos, mas quase todos tinham uma identificação direta com a questão do holocausto, fato esse que deixou todos com o coração contrito e após o filme não foi possível tecer nenhum comentário a não ser o da professora Silvia Rosa Nossek: " Esse filme precisa ser mais divulgado".
É o que estamos fazendo, NÃO DEIXE DE ASSISTIR!!!
Irena Sendler salvou 2500 crianças do gueto de Varsóvia.


Um comentário:

  1. Excelente evento, quando tiver outro aceito o convite Prof. Ricardo. :)

    ResponderExcluir

Todo comentário será previamente avaliado antes do mesmo ser publicado.
Favor assinar com o seu endereço de email.
Obrigado.